quinta-feira, 7 de março de 2013

5 perguntas sobre livro-brinquedos


LEITURA


Eles servem para ler ou para brincar? Conheça este suporte que mistura as duas coisas e pode ajudar a formar leitores desde o berço

06/02/2013 14:17
Texto Bruna Nicolielo
Educar
Foto: Nana Sievers
Foto: Na primeira infância, os livros-brinquedos podem aproximar a criança dos livros e da leitura de um modo lúdico
Na primeira infância, os livros-brinquedos podem aproximar a criança dos livros e da leitura de um modo lúdico
A família é, junto com a escola, a principal responsável pelo interesse das crianças pela literatura. Mas como elas têm sido apresentadas aos livros? Não há fórmulas mágicas para formar leitores, mas uma das estratégias mais eficientes é valorizar a cultura da leitura em casa. "Ver adultos lendo, ouvir histórias, escolher livros, ‘ler’ imagens, manusear os livros, até poder chegar à leitura das palavras, ajudam a fazer as crianças gostarem de ler", explica Claudia Pimentel, professora do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e especialista em literatura e Educação Infantil.

Na primeira infância, os livros-brinquedos são aliados importantes. "Eles podem aproximar a criança dos livros e da leitura de um modo lúdico e descontraído", diz Ninfa Parreiras, mestre em Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo (USP), especialista em literatura infantil e autora de obras literárias e de ensaios. Ao interagir com este tipo de livro, a criançada estabelece uma relação de espontaneidade com a leitura e vive uma experiência literária sem deixar de lado a brincadeira, uma das necessidades vitais da infância.

Mas, afinal, o que são livros-brinquedos? Quais as melhores opções do mercado? Confira a seguir a resposta a essas e outras dúvidas e conheça obras recomendadas para crianças até 6 anos.
Para ler, clique nos itens abaixo:
1. O Sapo Bocarrão

Guloso e simpático, o Sapo Bocarrão gosta de questionar os outros bichos da floresta sobre o que mais gostam de comer. Graças às dobraduras-surpresa, ele parece pular de página em página, comendo moscas e puxando papo até o momento em que topa com o crocodilo.

Autor: Keith Faulkner, Editora Companhia das Letrinhas
2. Ninoca Vai Nadar

Neste livro, Ninoca, uma graciosa ratinha, decide ir a piscina. O pequeno leitor é convidado a manipular abas de papelão e ajudá-la a vestir o maiô. O volume faz parte da coleção Ninoca, que apresenta a ratinha em diversas situações do cotidiano infantil, e a tradução é da escritora Heloisa Prieto.

Autora: Lucy Cousins, Editora Ática
3. A Verdadeira História de Chapeuzinho Vermelho

"Estou canssado de ser mal (...) quero ter boms modos e (melhorar minha ortorgrafia) e aprender a ser jentil uma vez na vida". Quando o Lobo Mau pede dicas de bom comportamento a Chapeuzinho Vermelho, a menina fica eufórica. As aulas vão bem e o lobo se transforma num sujeito respeitável e bondoso - sua mudança rende até uma reportagem no Jornal da Floresta. Enciumada com a fama repentina do aluno, Chapeuzinho resolve aprontar para cima dele. Ótima releitura do famoso conto de Charles Perrault (1628 -1703),usa vários recursos, como abas e texturas, e diferentes gêneros de texto, como o bilhete e o jornal, para contar uma história divertida e original.

Autores: Agnese Baruzzi e Sandro Natalini, Editora Brinque-Book
4. A Gatinha Meg: Bibi, Fonfom!

A manhã está ensolarada e a gatinha Meg vai sair para passear. Vamos juntos? Com pontas arredondadas e material mais rígido, é fácil de segurar e ideal para as mãozinhas infantis. Também vem com sons que reproduzem o barulho da buzina de um carro.

Autora: Lara Jones, Editora Salamandra
5. Só Mais Uma História

Hora de ir para a cama. Nada como uma boa história para adormecer, certo? Não para os protagonistas desta história, dois porquinhos super espertos. Eles gostam tanto de contos de fadas que, quando chega o momento da história, não querem mais parar de ouvi-la. 4 minilivros, que recontam narrativas clássicas, acompanham a obra. O suficiente para fazer o porquinho (ou a criança) mais sapeca cair no sono.

Autores: Dugald Steer e Elisabeth Moseng, Editora Brinque-Book
6. O Livro de Pano do Bebê - Cachorro

Com ilustrações chamativas, fitas coloridas e abas, este livro convida à exploração. Ainda tem um chocalho, que soa quando é manuseado, e um espelho, que reflete a carinha do pequeno leitor. Por ser feito de tecido lavável, é indicado para bebês, que levam tudo à boca.

Autor: Rettone, Editora Todo Livro

2 comentários:

  1. Pessoal
    Ajudem comprando qualquer item da promoção da lojinha para ajudar nas despesas dos animais resgatados que aguardam adoção em lar temporário
    http://adoteumfocinhocarente.blogspot.com.br/2013/04/mais-coisinhas-novas-na-lojinha-itens.html


    ou comprando qualquer numero da rifa
    http://adoteumfocinhocarenterifas.blogspot.com.br/

    Por favor, ajudem na divulgação. Quem sabe aquele amigo que vc nem sabia quer adotar um animalzinho??
    WWW.adoteumfocinhocarente.blogspot.com


    ResponderExcluir
  2. Olá!Amigas blogueiras unidas ,tudo bem amo dar uma passadinha em seu blog sempre te novidades.Sabe no meu blog esta rolando um concurso vou ficar muito feliz com sua participação.bj
    adri
    adrimanais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir