quinta-feira, 23 de junho de 2011

INDISCIPLINA EM SALA DE AULA: REGRAS DE OURO

Retirado de http://rdventos.blogspot.com


Se você não consegue controlar o rítimo da sua turma, tente aplicar estas seis "regras de ouro"?!
Leia Mais...
Encontrei estas dicas no Blog ALFABETIZAÇÃO CONSCIENTE e ela retirou do site norte-americano, elas são de autoria de DB deste site aqui, mas acredito que seja de senso comum para muitos professores. Devemos estar sempre reforçando estas regras com os estudantes. Nunca devemos esquecê-las. Afinal não podemos e não devemos despender o precioso tempo de aprendizagem lidando com comportamentos inadequados. A aprendizagem é importantíssima e não podemos ficar mais envolvidas com indisciplina do que com a aprendizagem do educando, apesar de que tudo que se vive tira-se algo de proveitoso.

Regra nº 1: "Nunca colocar a si ou outras pessoas em perigo" - É impossível para qualquer um aprender efetivamente se esta necessidade humana básica não é cumprida.

Regra nº 2: "Respeito a si mesmos, aos outros e a escola" - Um pouco de cuidado e consideração com os sentimentos dos outros e com a propriedade escolar pode evitar muitos problemas.

Regra nº 3: "Sempre esvaziar suas mãos e sentar-se em silêncio quando o professor está falando" - É vital que todos em uma classe tenham a chance de ouvir atentamente as partes essenciais de uma lição.

Regra nº 4: "Sempre trabalhar em silêncio a menos que tenha sido pedido para não" - Embora seja importante dar oportunidades as crianças para trabalharem em grupos e discutir tópicos, eles devem compreender como trabalhar de forma sensata, sem distrair os outros. Conversar em vez de trabalhar é responsável por trabalhos inacabados.

Regra nº 5: - "Sempre levantar a mão quando quiser falar" - Com mais de trinta pessoas em uma sala ninguém conseguiria ouvir se todos falassem ao mesmo tempo. Os professores muitas vezes dirigem perguntas específicas para certos alunos ou grupos para testar sua compreensão, e não apreciam as respostas vindas de outros pontos da sala.

Regra nº 6: "Sempre ficar na sua cadeira a menos que você pediu permissão para se levantar" - Salas de aula podem ser locais perigosos, com as pernas da cadeira para tropeçar e cantos de mesa para bater na cabeça, para não mencionar a distração das pessoas perambulando.

DB ainda destaca a importância de enfantizar aos estudantes que existem vários benefícios quando a turma tem um comportamento mais calmo. Os professores ficam muito mais propensos a planejar aulas mais divertidas ou interessantes, pois sabe que pode confiar na turma. Quer dizer, o professor perderá menos tempo "chamando a atenção" e os conteúdos serão facilmente contemplados, permitindo que o professor insera mais jogos e atividades práticas.
Mas o mais importante, nas palavras do autor, é que se os alunos se comportam bem, eles vão aprender muito mais para ajudá-los a alcançar seus objetivos na vida adulta.

Um comentário:

  1. Muito bom, vou aplicar essas 6 regras quando eu tiver funcionário sob a minha coordenação.
    Rsrsrsrs...

    ResponderExcluir